Que cargo ocupava A. Braamcamp Freire no dia 1 de Fevereiro de 1910?

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Entrevista a Braamcamp Freire (1ª. parte)

Somos um grupo de alunas* da turma 2 do 9º. Ano da Escola Secundária Braamcamp Freire e estamos em casa do Sr. Braamcamp Freire para lhe fazer uma entrevista.

E - Boa tarde. Estamos aqui para entrevistá-lo porque, como deve saber, o senhor é o patrono da nossa escola e há alunos que gostariam de conhecer mais sobre a sua vida.
B.F.- Boa tarde. Apreciei bastante que me tivessem escolhido para patrono da vossa escola e gostaria imenso de vos ajudar nessa tarefa.

E - Para começar, podia-nos dizer qual a sua data e local de nascimento.
B.F -Nasci a 1 de Fevereiro de 1849, em Lisboa, filho de Manuel Nunes Freire da Rocha, 1º. Barão de Almeirim, e de Luísa Maria Joana Braamcamp, neta do 1º. Barão de Sobral

E - Com apenas 10 anos dá-se um acontecimento trágico para si, qual foi?
B.F -Para minha infelicidade o meu pai faleceu…

E - Pouco depois, a 21 de Março de 1862, dá-se o falecimento de outras pessoas da sua família …
B.F– ... Foram a minha mãe e a minha irmã.

E – O nome Braamcamp não é de origem portuguesa, pois não?
B.F – Não, não é. A minha família é originária da Holanda e veio para cá no reinado de D. José e sempre foi uma família de tradições liberais…

E - Pois é… Ouvimos falar muito do seu avô! Porque é que ele foi tão importante?
B.F - O meu avô, que se chamava Anselmo José Braamcamp De Almeida Castelo Branco, um verdadeiro liberal, ajudou, com a sua fortuna e a sua intervenção ao triunfo da Revolução de 1820, depois exerceu o cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros, em 1822. Mas o meu tio, Anselmo José Braamcamp é que ocupou o cargo político mais importante durante a monarquia liberal: foi Primeiro-ministro, em 1879.

E – Falando agora do seu percurso escolar, em que curso se matriculou?
B.F -No curso de matemática da universidade de Coimbra em 2 de Outubro de 1867.

E – Quando, exactamente, iniciou a sua carreira política?
B.F -Iniciei a minha carreira política ao ser eleito, a 2 de Janeiro de 1887, primeiro presidente da Câmara Municipal de Loures. Foi com certeza por este facto que me escolheram para patrono da vossa escola?

E – É verdade. Quando foi criada, a nossa escola pertencia ao concelho de Loures.
Voltando ao seu percurso político, podemos perceber que teve experiências muito diversas. Por exemplo, em 1908, aconteceu algo de importante para si, o que foi?
B.F -Fui eleito nas listas do partido republicano para a Câmara Municipal de Lisboa, tendo assumido a presidência em Dezembro desse mesmo ano.                                                                  CONTINUA

Sem comentários:

Enviar um comentário