Que cargo ocupava A. Braamcamp Freire no dia 1 de Fevereiro de 1910?

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

BOAS-VINDAS DA TURMA 9º 1

A turma 9º 1 da Escola Secundária Braamcamp Freire dá as boas-vindas a todos aqueles que nos queiram visitar e colaborar na construção deste blogue sobre Braamcamp Freire e a sua participação na vida da 1ª República.

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa. Espero que consigam organizar-se para "alimentarem" o blogue e, desde já, declaro a minha disponibilidade para colaborar com a vossa iniciativa, em nome pessoal e canalizando trabalhos de alunos, sobre a temática do blogue.
    A escolha que fizeram, entre as imagens representativas do trabalho parlamentar do Braamcamp Freire na 1ª. República, é muito elucidativa dos tempos que então se viviam.
    Continuem. Estão no caminho certo.

    M. Fátima Pinto (prof.bibliotecária)

    ResponderEliminar
  2. Biografia de Braamcamp Freire
    Em 1 de Fevereiro de 1849 nasce Anselmo Braamcamp Freire em Lisboa, filho de Manuel Nunes Freire da Rocha, 1º barão de Almeirim, e de Luísa Maria Joana Braamcamp, neta do barão do Sobral.A sua família era de origem holandesa e o seu avô e o seu tio foram os primeiros desta família a desempenhar cargos políticos em Portugal. Durante toda a sua vida foi um historiador, genealogista e político. Iniciou a sua carreira política ao ser eleito em 2 de Janeiro de 1887, presidente da Câmara Municipal de Loures, onde cumpriu um segundo mandato em 1893. Foi nomeado par do reino em 25 de Maio de 1887, pelo rei D.Luís, cargo que chegou ao fim em 1907, como protesto ao governo autoritário de João Franco, aderindo então em Novembro do mesmo ano ao Partido Republicano .Em 1908 foi eleito, nas listas deste partido, para a Câmara Municipal de Lisboa e, após a implantação da República, foi eleito, a 20 de Junho de 1911, Presidente da Assembleia Nacional Constituinte e do Senado. Foi um dos fundadores do Arquivo Histórico Português em 1903 e era um grande coleccionador de arte. Tinha uma biblioteca com cerca de 10.000 volumes antigos e raríssimos que é hoje actualmente a Biblioteca Municipal de Santarém. Casou com a sua prima Maria Luísa da Cunha Menezes aos 20 anos e teve três filhos um deles deste casamento e dois deles de um segundo casamento. Faleceu em Lisboa na sua casa na Rua do Salitre em 23 de Dezembro de 1921.
    Trabalho realizado por:
    Catarina Teodósio nº7
    Rita Monteiro nº23 9º5

    ResponderEliminar